segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conceitos básicos de maquiagem

Não basta ter um kit de maquiagem maravilhoso na bolsa. Para usar os cosméticos a seu favor é preciso seguir algumas regras. O maquiador Falk de São Paulo dá as dicas.
Antes de tudo
Poros fechadinhos podem melhorar o visual. Por isso, antes de aplicar a base, o maquiador recomenda passar água gelada ou fria no rosto. “A temperatura baixa ajuda na retenção da maquiagem, o resultado da maquiagem na pele fica mais interessante e a face mais bonita”.
Base
O objetivo é dar igualdade à pele. Uma esponjinha ajuda no processo. Ao redor dos olhos, o melhor é aplicar a base líquida, o pó é para o restante do rosto. Falks diz que para peles lisas, sem espinhas e com poucas marcas de expressão, a base em bastão é a mais indicada. Para as mulheres que possuem marcas fortes e espinhas, é possível ficar com pele de bebê, passando a esponja de base líquida na base em pó e aplicar no rosto. A cor escolhida deve ser a mais próxima possível do tom da pele. “Deve-se evitar o exagero na base para não ficar extremamente artificial ou criar camadas grossas, além de estar atenta para o período de validade dos produtos”, alerta o profissional.
Lápis
Para dar mais vida ao olhar, o maquiador recomenda um truque. Puxe os olhos como se fosse uma oriental, assim se tem mais firmeza na área em que será passado o lápis. Segundo Falks, o comum é que as mulheres preencham a pálpebra com o lápis preto. “Mas para um efeito arrasador, uma dica é usar na região final do olho, próximo ao nariz, um lápis branco, prata ou pérola”.
Sombra
Na pálpebra superior, próximo ao nariz, usa-se tons claros, e na região externa, tons mais escuros. Ao final, a sombra deve formar um degrade.  “Durante o dia a mulher deve optar por sombras claras e esquecer as sombras com brilho”, alerta. “A cor escolhida também precisa estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre”.
Máscara para cílios
Deve ser passado da parte interna para a externa dos cílios. Para um melhor efeito, o ideal é que sejam duas mãos, sempre esperando a primeira secar. Se a primeira mão estiver úmida poderá formar crostas e borrar a área interior dos olhos. “A aposta válida são os produtos de maquiagem à prova d’água. Eles são ótimos para evitar que a make fique borrada antes da festa chegar ao fim”, explica Falks.
Batom
Dá mais expressão aos lábios, podendo afiná-los ou aumentá-los. Para a maquiagem ser completa, três itens devem ser observados.
Cores: podem ser escolhidas de acordo com a roupa; se o quesito for a cor da pele, Falks sugere: mulheres claras, no dia a dia, usem tons claros, e as de pele escura, abusem dos tons escuros. Para à noite, pode-se usar qualquer tom.
Espessura dos lábios: as mulheres de lábios finos devem definir o contorno labial com um lápis para boca, que tenha a cor um tom mais quente que o usado no restante dos lábios. Assim, os lábios passam a impressão de serem maiores. Aquelas que têm lábios carnudos não devem fazer o contorno e precisam ter cuidado com o excesso de batom para não formar placas e o visual se tornar exagerado.
Batom no papel: Não aperte o batom contra os lábios para não haver excessos. O batom deve dar à mulher um ar delicado e feminino sem deixá-la vulgar. Para que os lábios fiquem sequinhos e sem excesso de batom, pode-se colocar um pedaço de guardanapo entre os lábios e abrir e fechar a boca, para que saia o excedente.
“O principal na hora de se maquiar é não exagerar nas cores, na quantidade de produtos e passar naturalidade”, afirma Falks. “A maquiagem deve ser um artifício para dar um brilho a mais ao rosto feminino, sem esconder a beleza natural de cada mulher”.

2 comentários:

  1. Muito legal esse,post me ajudou bastante em vídeo que pretendo fazer!
    www.mariaingrid.com ((blog)) https://www.youtube.com/watch?v=mLEZlBWnplM

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse,post me ajudou bastante em vídeo que pretendo fazer!
    www.mariaingrid.com ((blog)) https://www.youtube.com/watch?v=mLEZlBWnplM

    ResponderExcluir